5 de junho de 2012

Escola Rincão inaugura quiosque sustentável



Foi entregue na tarde desta terça-feira, 5, Dia Mundial do Meio Ambiente, a nova sede do Laboratório de Inteligência do Ambiente Urbano (Liau) da Escola Municipal de Ensino Fundamental Rincão. O evento, que contou com a presença da secretária municipal de Educação, Cleci Jurach, e da diretora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação (Smed), Eliane Meleti, integrou a 1ª Semana do Meio Ambiente da Rincão.

“É com imenso carinho que viemos ver o trabalho de vocês aqui na Rincão, que é nova, mas já é exemplo de educação ambiental. Curtam e cuidem desse espaço para que a escola continue crescendo”, afirmou Cleci pouco antes de descerrar a faixa de inauguração do quiosque que substitui a antiga sede do Liau. Construído com recursos da Smed, o prédio foi pedido da comunidade escolar para auxiliar no desenvolvimento do projeto ambiental da instituição. “A Smed está no Centro Histórico, longe daqui, mas ela existe para ajudar e servir vocês”, disse a secretária.

A diretora Doris Helena de Souza agradeceu, em nome da Rincão, alunos e docentes, em especial o professor de ciências Vinicius Machado, coordenador do espaço. No quiosque, construído de maneira ambientalmente sustentável, com aproveitamento de água da chuva, por exemplo, estão expostos banners do Atlas Ambiental de Porto Alegre, maquetes dos morros e riachos da região da escola, fotos de passeios ambientais realizados por estudantes no entorno e rochas minerais dos tipos ali existentes.

Sustentabilidade - O espaço, que está sendo visitado por todos os alunos da Rincão nesta semana, será mais uma parte do projeto ambiental que norteia a escola desde a sua inauguração, em 2009. Ao redor do Liau, por exemplo, existem composteiras, hortas, hortas suspensas, poço, fogareiro de barro, um pequeno lago em construção e uma sala de aula ao ar livre, além de trilha educativa e projeto de instalação de telhados verdes nos prédios da instituição.

Todos os espaços foram criados e são utilizados e mantidos pelos próprios estudantes e professores no projeto Mix, que funciona às quintas-feiras. Nesses dias, todos os alunos da escola deixam suas turmas regulares e agrupam-se em oficinas escolhidas por eles mesmos, como mosaico e encontros musicais e poéticos, por exemplo, ministradas pelos docentes. O quiosque, agora, também será utilizado no projeto, oferecendo suporte para que os estudantes conheçam melhor e se apropriem do meio ambiente e da região em que vivem, melhorando os atuais e criando novos espaços sustentáveis.

“Antes, o nosso galpão do Liau era muito pequeno, não dava para passar os conhecimentos aos colegas e guardar nossas ferramentas, como enxadas e pás que utilizamos nesses locais, além de ter goteiras”, contou o aluno Leonardo Fernandes, da turma C32, que também é um dos monitores do laboratório responsáveis por ajudar o professor Vinícius nos encontros com as turmas. “Agora, com essa nova sede, transformamos o antigo quiosque em um galpão para as ferramentas e poderemos continuar crescendo aqui com o projeto ambiental”, explica. Ao final da atividade, os monitores entregaram à secretária uma cesta com temperos e verduras produzidos na horta da escola.

Nenhum comentário:

Mapa de onde fica