7 de fevereiro de 2012

VER-SUS


O Projeto de Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde (VER-SUS Brasil) foi uma estratégia inovadora realizada pela Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde (SGTES), do Ministério da Saúde (MS) pelo Movimento Estudantil da área da Saúde, através das Federações e Executivas de curso, e pelas Secretarias Municipais de Saúde.

O VER-SUS é um programa do Ministério da Saúde que nasceu em 2004 tendo como foco a reorientação da formação em saúde a partir da integração dos estudantes à amplitude e à complexidade do SUS. O programa tem a parceria da UFRGS, escola do Grupo Hospitalar Conceição (GHC), da Escola de Saúde Pública do Estado do Rio Grande do Sul, da Associação Brasileira Rede Unida e da União Nacional dos Estudantes (UNE).

O VER-SUS foi inovador por dois motivos: (1) A articulação inédita entre o MS e o ME de Saúde, trazendo o olhar sobre o SUS sob duas perspectivas diferentes; e (2) Após a aprovação das novas Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos da área da Saúde, entre 2001 e 2002, foi o modelo encontrado (e mais adequado) para a integração ensino-serviço no campo da saúde, devido ao seu cunho interdisciplinar e multiprofissional.

E no bojo de tantas discussões sobre a formação necessária de profissionais para atuação no SUS, o referido Projeto é fundamental para o cumprimento de diversas demandas ainda não vencidas na formação de pessoal para o SUS, e que eram objetivos do VER-SUS. Nesse sentido, no que diz respeito à Educação em Saúde, temos a possibilidade de uma formação crítica e reflexiva na área da Saúde, e fortemente voltada para a realidade do SUS.

Destaco que o VER-SUS busca mostrar não só os espaços exitosos do sistema público de saúde, mas também as questões que precisam ser superadas, para que se formem profissionais comprometidos com a atuação na rede pública, “para ajudar o SUS a ser sempre inovador criativo e questionador”.

Participaram desse evento 7 alunos da área da saúde, professores da UFRGS, gestão da Gerência Glória-Cruzeiro-Cristal, Conselheiros Locais de Saúde da ESF Nsa Sra de Belém, Dra Nanci, Enfª Ester da UBS Belém Velho e equipe de saúde da ESF Nsa Sra de Belém.

Será realizado um debate sobre os diferentes modelos de saúde: ESF/UBS.

O evento será transmitido via web pela Rádio Comunitária Belém Velho.

Após os participantes serão agraciados com almoço no CTG Estância da Figueira.

Nenhum comentário:

Mapa de onde fica