1 de fevereiro de 2012

Família de Wando está confiante na recuperação do cantor




Artista foi internado com problemas cardíacos graves e segue no hospital

.

O cantor mineiro Wando - Vanderlei Alves dos Reis, de 66 anos - segue firme na sua luta pela vida. Internado, desde sexta-feira, no Instituto Biocor, em Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, em decorrência de problemas cardíacos, ele está no Centro de Tratamento Intensivo (CTI) com "um quadro grave e estável", conforme boletim médico divulgado ontem pelos cardiologistas Eduardo Szuster e Rossana dall'Orto. O documento assegura que o artista não apresentou complicações, durante a noite: "Continua sob efeito de sedativos, respirando com auxílio de aparelhos e recebendo assistência circulatória". De acordo com os médicos, não há previsão de alta.

Na tarde de ontem, a mulher de Wando, a psicóloga Renata Costa Lana e Souza, de 37, falou pela primeira vez à imprensa, na sala de internação do hospital. Ela estava acompanhada do pai, o empresário Lúcio Vasconcelos, e da filha do cantor, Gabrielle Burcci, residente no Rio de Janeiro. Muito emocionada, mas mostrando força e segurança, ela leu uma nota na qual fala dos momentos difíceis e faz agradecimentos à equipe médica e administrativa do Biocor. "Gostaríamos de agradecer todas as manifestações de preocupação e carinho dos amigos e fãs com o nosso querido Wando. Estivemos passando por momentos muito difíceis e cruciais, mas sabemos que agora estamos em um caminho melhor. Apesar da gravidade do caso, sua melhora tem sido evidente e gradual".

Renata lembrou que o pai do cantor, Argentino Reis, morreu devido a problemas cardíacos. "Acreditamos que o fator hereditário e a comida cotidiana contribuíram, de forma importante, para o que ocorreu. Sabemos que, de agora em diante, temos uma batalha a travar fora do hospital. Apesar de o Wando não beber, fumar ou ser diabético, entendemos que ele terá que rever seu estilo de vida, em prol de si mesmo e de todos aqueles que tanto o amam". E finalizou: "Continuamos contando com o afeto e a oração de todos", disse a psicóloga. Natural de Cajuri, na Zona da Mata, Wando é pai de quatro filhos e tem oito netos, e mora no Bairro Buritis, na Região Oeste de BH.

Wando, apelido dado pela avó, chegou ao Biocor por uma recomendação do seu médico particular, João Carlos Dionísio. Foi encaminhado para realização de cateterismo cardíaco, devido ao quadro de angina (dores no peito, causadas por falta de sangue no coração) e alteração de exames propedêuticos (cintilografia miocárdica), feitos anteriormente. Na sequência, devido à gravidade e extensão das obstruções coronarianas encontradas, os médicos optaram pela permanência no hospital e cirurgia de revascularização do miocárdio. Na madrugada de sábado, o artista apresentou um quadro de angina refratário ao tratamento clínico e a solução, como "medida de salvar sua vida", foi a realização, em caráter de urgência, de uma angioplastia coronariana de múltiplas artérias. Foi implantado um stent - uma malha em forma de tubo de metal -, no interior da coronária para facilitar a passagem do sangue.

Nenhum comentário:

Mapa de onde fica