23 de abril de 2012

Salve Jorge

São Jorge (275 - 23 de abril de 303) foi, de acordo com a tradição, um padre e soldado romano no exército do imperador Diocleciano, venerado como mártir cristão. Na hagiografia, São Jorge é um dos santos mais venerados no catolicismo (tanto na Igreja Católica Romana e na Igreja Ortodoxa como também na Comunhão Anglicana). Também é venerado em diversos cultos das religiões afro-brasileiras, onde é sincretizado na forma de Ogum. É imortalizado no conto em que mata o dragão e também é um dos Catorze santos auxiliares. Considerado como um dos mais proeminentes santos militares, sua memória é celebrada dia 23 de abril como também em 3 de novembro, quando, por toda parte, se comemora a reconstrução da igreja dedicada a ele na Lida (Israel), onde se encontram suas relíquias, erguida a mando do imperador romano Constantino I.

É o santo padroeiro em diversas partes do mundo: Inglaterra, Portugal, Geórgia, Catalunha, Lituânia, da cidade de Moscou e, extra-oficialmente, da cidade do Rio de Janeiro (título oficialmente atribuído a São Sebastião), além de ser padroeiro dos escoteiros, do S.C Corinthians Paulista e da Cavalaria do Exército Brasileiro. Há uma tradição que aponta o ano 303 como ano da sua morte. Apesar de sua história se basear em documentos lendários e apócrifos (decreto gelasiano do século VI), a devoção a São Jorge se espalhou por todo o mundo. A devoção a São Jorge pode ter também suas origens na mitologia nórdica, pela figura de Sigurd, o caçador de dragões




História

De acordo com a lenda, Jorge teria nascido na antiga Capadócia, região do centro da Anatólia que, atualmente, faz parte da República da Turquia. Ainda criança, mudou-se para a Palestina com sua mãe após seu pai morrer em batalha. Sua mãe, ela própria originária da Palestina, Lida, possuía muitos bens e o educou com esmero. Ao atingir a adolescência, Jorge entrou para a carreira das armas, por ser a que mais satisfazia à sua natural índole combativa. Logo foi promovido a capitão do exército romano devido a sua dedicação e habilidade — qualidades que levaram o imperador a lhe conferir o título de conde da Capadócia. Aos 23 anos passou a residir na corteimperial em Nicomédia, exercendo a função de Tribuno Militar.

Nesse tempo sua mãe faleceu e ele, tomando grande parte nas riquezas que lhe ficaram, foi-se para a corte do Imperador. Jorge, ao ver que urdia tanta crueldade contra os cristãos, parecendo-lhe ser aquele tempo conveniente para alcançar a verdadeira salvação, distribuiu com diligência toda a riqueza que tinha aos pobres.

O imperador Diocleciano tinha planos de matar todos os cristãos e no dia marcado para o senado confirmar o decreto imperial, Jorge levantou-se no meio da reunião declarando-se espantado com aquela decisão, e afirmou que os romanos deviam se converter aocristianismo.

Ícone de São Jorge, Museu Cristão-Bizantino, Atenas

Brasão de Armas de Moscou, cidade que tem São Jorge como Padroeiro.

Todos ficaram atônitos ao ouvirem estas palavras de um membro da suprema corte romana, defendendo com grande ousadia a fé em Jesus Cristo. Indagado por um cônsul sobre a origem dessa ousadia, Jorge prontamente respondeu-lhe que era por causa da Verdade. O tal cônsul, não satisfeito, quis saber: "O que é a Verdade?". Jorge respondeu-lhe: "A Verdade é meu Senhor Jesus Cristo, a quem vós perseguis, e eu sou servo de meu redentor Jesus Cristo, e Nele confiando me pus no meio de vós para dar testemunho da Verdade."

Como Jorge mantinha-se fiel ao cristianismo, o imperador tentou fazê-lo desistir da fé torturando-o de vários modos. E, após cada tortura, era levado perante o imperador, que lhe perguntava se renegaria a Jesus para adorar os ídolos. Todavia, Jorge reafirmava sua fé, tendo seu martírio aos poucos ganhado notoriedade e muitos romanos tomado as dores daquele jovem soldado, inclusive a mulher do imperador, que se converteu aocristianismo. Finalmente, Diocleciano, não tendo êxito, mandou degolá-lo no dia 23 de abril de 303, em Nicomédia (Ásia Menor).

Os restos mortais de São Jorge foram transportados para Lida (Antiga Dióspolis), cidade em que crescera com sua mãe. Lá ele foi sepultado, e mais tarde o imperador cristão Constantino mandou erguer suntuoso oratório aberto aos fiéis, para que a devoção ao santo fosse espalhada por todo o Oriente.

Pelo século V, já havia cinco igrejas em Constantinopla dedicadas a São Jorge. Só no Egito, nos primeiros séculos após sua morte, construíram-se quatro igrejas e quarenta conventos dedicados ao mártir. Na Armênia, em Bizâncio, no Estreito de Bósforo na Grécia, São Jorge era inscrito entre os maiores santos da Igreja Católica.
[editar]Disseminação da devoção a São Jorge

Castelo de São Jorge, Lisboa

Na Itália, era padroeiro da cidade de Gênova. Frederico III da Alemanha dedicou a ele uma Ordem Militar. Desde Dom Nuno Álvares Pereira, o santo é reconhecido como padroeiro de Portugal e do Exército. Na França, Gregório de Tours era conhecido por sua devoção ao santo cavaleiro; o Rei Clóvis dedicou-lhe um mosteiro, e sua esposa, Santa Clotilde, mandou erguer várias igrejas e conventos em sua honra. A Inglaterra foi o país ocidental onde a devoção ao santo teve papel mais relevante.

O monarca Eduardo III colocou sob a proteção de São Jorge a Ordem da Jarreteira, fundada por ele em1330. Por considerá-lo o protótipo dos cavaleiros medievais, o rei inglês Ricardo I, comandante de uma das primeiras Cruzadas, constituiu São Jorge padroeiro daquelas expedições que tentavam reconquistar a Terra Santa dos muçulmanos. No século XIII, a Inglaterra já celebrava o dia dedicado ao santo e, em1348, criou a Ordem dos Cavaleiros de São Jorge. Os ingleses acabaram por adotar São Jorge como padroeiro do país, imitando os gregos, que também trazem a cruz de São Jorge na sua bandeira.

Ainda durante a Grande Guerra, muitas medalhas de São Jorge foram cunhadas e oferecidas aos enfermeiros militares e às irmãs de caridade que se sacrificaram ao tomar conta dos feridos de guerra.

As artes, também, divulgaram amplamente a imagem do santo. Em Paris, no Museu do Louvre, há um quadro famoso de Rafael, intitulado São Jorge vencedor do Dragão. Na Itália, existem diversos quadros célebres, como um de autoria de Donatello.

A imagem brasileira de São Jorge seria, possivelmente, de autoria de Martinelli.[1]
[editar]Padroeiro da Inglaterra

Não há consenso, porém, a respeito da maneira como teria se tornado padroeiro da Inglaterra. Seu nome era conhecido pelos ingleses e irlandeses muito antes da conquista normanda, o que leva a crer que os soldados que retornavam das cruzadas influíram bastante na disseminação de sua popularidade. Acredita-se que o santo tenha sido escolhido o padroeiro do reino quando o rei Eduardo III fundou a Ordem da Jarreteira, também conhecida como Ordem dos Cavaleiros de São Jorge, em 1348. De acordo com a história da Ordem da Jarreteira,Rei Artur, no século VI,colocou a imagem de São Jorge em suas bandeiras.[2] Em 1415, a data de sua comemoração tornou-se um dos feriados mais importantes do país.

Hoje em dia na Inglaterra, todavia, a festa de São Jorge comemorada todo dia 23 de abril tem tido menos popularidade ao longo das últimas décadas. Algumas rádios locais, como aBBC já chegaram a promover enquetes perguntando qual seria, de acordo com a opinião pública, o orago dos ingleses, e eis que o eleito foi Santo Alba. Muitos fatores contribuíram a isso. Primeiramente por ter sido substituído, segundo bula do Papa Leão XIII de 2 de junho de 1893, por São Pedro como padroeiro da Inglaterra — recomendação que perdura até hoje.

Posteriormente, pelas reformas do Papa Paulo VI, São Jorge foi rebaixado a santo menor de terceira categoria (segundo hierarquia católica), cujo culto seria opcional nos calendários locais e não mais em caráter universal. No entanto, a reabilitação do santo como figura de primeira instância, e arcanjo, lembrando a figura do próprio Jesus Cristo, pelo Papa João Paulo II em 2000, conferiu nova relevância a São Jorge. Atualmente, haja vista a grande popularidade e apelo turístico de festas como a escocesa St. Andrew's Day, a irlandesa St. Patrick's Day e mesmo a galesa St. Dave's Day, têm-se formado grande iniciativa de setores nacionalistas para que o St. George's Day volte a gozar da mesma popularidade entre os ingleses como antigamente.
[editar]Padroeiro de Portugal

Pensa-se que os Cruzados ingleses que ajudaram o Rei Dom Afonso Henriques a conquistar Lisboa, em 1147, terão sido os primeiros a trazer a devoção a São Jorge para Portugal. No entanto, só no reinado de Dom Afonso IV de Portugal que o uso de "São Jorge!" como grito de batalha se tornou regra, substituindo o anterior "Sant'Iago!".

O Santo Dom Nuno Álvares Pereira, Condestável do Reino, considerava São Jorge o responsável pela vitória portuguesa na batalha de Aljubarrota, construindo-se aí uma capela, a ele dedicada. Nessa altura o seu rei Dom João I de Portugal substituiu Santiago como padroeiro de Portugal. Em 137, já no seu reinado, ordenou que a sua imagem a cavalo fosse transportada na procissão do Corpus Christi. Assim, séculos mais tarde, chegaria ao Brasil.
[editar]Padroeiro da Catalunha

A presença documental da devoção a São Jorge em terras catalãs remonta ao século VIII: documentos da época falam de um sacerdote de Tarragona chamado Jorge que fugiu para aItália. Já no século X, um bispo de Vic tinha o nome de Jorge, e no século XI o abade Oliba consagrou um altar dedicado ao santo no mosteiro de Ripoll. Encontram-se exemplos do culto a São Jorge dessa época, na consagração de capelas, altares e igrejas em diversos pontos da Catalunha. Os reis catalães mostraram a sua devoção a São Jorge: Tiago I de Catalunha explica em suas crônica que foi visto o santo ajudando os catalães na conquista da cidade de Malorca; Pedro o Cerimonioso fundou uma ordem de cavalaria sob a sua proteção; Afonso, o Magnânimo dedicou-lhe capelas nos reinos da Sardenha e Nápoles.

Os reis e a Generalidade da Catalunha impulsionaram a celebração da festa de São Jorge por todas as regiões catalãs. Em Valência, em 1343, já era uma festa popular; em 1407,Mallorca celebrava-a publicamente. Em 1436, a Generalidade da Catalunha propôs, nas côrtes reunidas em Montsó, a celebração oficial e obrigatória de São Jorge; em 1456, as côrtes reunidas na Catedral de Barcelona ditaram uma constituição que ordenava a festa, inclusa no código das Constituições da Catalunha. As remodelações do Palácio da Generalidade (sede do governo catalão) feitas durante o século XV são a prova mais clara da devoção impulsionada por esse órgão público, ao colocar um medalhão do santo na fachada gótica e ao construir no interior a capela de São Jorge.
[editar]Lenda do dragão e da princesa

Imagem do santo localizada na Igreja de São Jorge no Centro do Rio de Janeiro

Baladas medievais contam[3] que Jorge era filho de Lorde Albert de Coventry. Sua mãe morreu ao dá-lo à luz e o recém nascido Jorge foi roubado pela Dama do Bosque para que pudesse, mais tarde, fazer proezas com suas armas. O corpo de Jorge possuia três marcas: um dragão em seu peito, uma jarreira em volta de uma das pernas e uma cruz vermelho-sangue em seu braço. Ao crescer e adquirir a idade adulta, ele primeiro lutou contra os sarracenos e, depois de viajar durante muitos meses por terra e mar, foi para Sylén, uma cidade da Líbia.

Nesta cidade, Jorge encontrou um pobre eremita que lhe disse que toda a cidade estava em sofrimento, pois lá existia um enormedragão cujo hálito venenoso podia matar toda uma cidade, e cuja pele não poderia ser perfurada nem por lança e nem por espada. O eremita lhe disse que todos os dias o dragão exigia o sacrifício de uma bela donzela e que todas as meninas da cidade haviam sido mortas, só restando a filha do rei, Sabra, que seria sacrificada no dia seguinte ou dada em casamento ao campeão que matasse o dragão.

Casamento de São Jorge e Sabra

Ao ouvir a história, Jorge ficou determinado em salvar a princesa. Ele passou a noite na cabana do eremita e quando amanheceu partiu para o vale onde o dragão morava. Ao chegar lá, viu um pequeno cortejo de mulheres lideradas por uma bela moça vestindo trajes de pura seda árabe. Era a princesa, que estava sendo conduzida pelas mulheres para o local do sacrifício. São Jorge se colocou na frente das mulheres com seu cavalo e, com bravas palavras, convenceu a princesa a voltar para casa.

O dragão, ao ver Jorge, sai de sua caverna, rosnando tão alto quanto o som de trovões. Mas Jorge não sente medo e enterra sua lança na garganta do monstro, matando-o. Como o rei do Marrocos e do Egito não queria ver sua filha casada com um cristão, envia São Jorge para a Pérsia e ordena que seus homens o matem. Jorge se livra do perigo e leva Sabra para a Inglaterra, onde se casa e vive feliz com ela até o dia de sua morte, na cidade de Coventry.

De acordo com a outra versão[4], Jorge acampou com sua armada romana próximo a Salone, na Líbia. Lá existia um gigantesco crocodilo alado que estava devorando os habitantes da cidade, que buscaram refúgio nas muralhas desta. Ninguém podia entrar ou sair da cidade, pois o enorme crocodilo alado se posicionava em frente a estas. O hálito da criatura era tão venenoso que pessoas próximas podiam morrer envenenadas. Com o intuito de manter a besta longe da cidade, a cada dia ovelhas eram oferecidas à fera até estas terminarem e logo crianças passaram a ser sacrificadas.

O sacrifício caiu então sobre a filha do rei, Sabra, uma menina de quatorze anos. Vestida como se fosse para o seu próprio casamento, a menina deixou a muralha da cidade e ficou à espera da criatura. Jorge, o tribuno, ao ficar sabendo da história, decidiu pôr fim ao episódio, montou em seu cavalo branco e foi até o reino resgatá-la. Jorge foi até o reino resgatá-la, mas antes fez o rei jurar que se a trouxesse de volta, ele e todos os seus súditos se converteriam ao cristianismo. Após tal juramento, Jorge partiu atrás da princesa e do "dragão". Ao encontrar a fera, Jorge a atinge com sua lança, mas esta se despedaça ao ir de encontro à pele do monstro e, com o impacto, São Jorge cai de seu cavalo. Ao cair, ele rola o seu corpo, até uma árvore de laranjeira, onde fica protegido por ela do veneno do dragão até recuperar suas forças.

Ao ficar pronto para lutar novamente, Jorge acerta a cabeça do dragão com sua poderosa espada Ascalon. O dragão derrama então o veneno sobre ele, dividindo sua armadura em dois. Uma vez mais, Jorge busca a proteção da laranjeira e em seguida, crava sua espada sob a asa do dragão, onde não havia escamas, de modo que a besta cai muito ferida aos seus pés. Jorge amarra uma corda no pescoço da fera e a arrasta para a cidade, trazendo a princesa consigo. A princesa, conduzindo o dragão como um cordeiro, volta para a segurança das muralhas da cidade. Lá, Jorge corta a cabeça da fera na frente de todos e as pessoas de toda cidade se tornam cristãs.

O dragão (o demônio) simbolizaria a idolatria destruída com as armas da Fé. Já a donzela que o santo defendeu representaria a província da qual ele extirpou as heresias.
[editar]São Jorge, a Lua e os Orixás

A ligação de São Jorge com a lua é algo puramente brasileiro, com forte influência da cultura africana.Fundação Cultural do Estado da Bahia, Cultos Afro, Orixás, Festa para Oxossi, o Rei de Ketu [em linha]</ref> Na religião da umbanda, o santo é associado a Ogum. A tradição diz que as manchas apresentadas pela lua representam o milagroso santo, seu cavaloe sua espada pronto para defender aqueles que buscam sua ajuda.[5]
[editar]São Jorge na cultura popular
Dia 23 de abril, para algumas das religiões afro-brasileiras, é o dia em que se fazem homenagens ao santo.
Jorge de Capadócia é uma música de Jorge Ben, interpretada também por Caetano Veloso, Fernanda Abreu e pelos Racionais MC's.
As tatuagens com o santo estão entre as que fazem mais sucesso no Brasil.[carece de fontes]
São Jorge é tido como o padroeiro do Corinthians. Acredita-se que sua história de devoção e fidelidade à Verdade cristã até o fim de seu martírio seja a origem do termo "Fiel", popular entre os torcedores e presente em várias agremiações corintianas.
Existe um romance sobre São Jorge criado pelo escritor italiano Tito Casini chamado Perseguidores e Mártires (no Brasil, editado pelas Edições Paulinas, por volta de 1960). No livro, São Jorge é retratado como o verdadeiro paladino da Capadócia que, apesar de ser perseguido pelo tirano imperador Diocleciano, manteve-se fiel ao Império Romano, mas também a Cristo e se recusou a contrair alianças com o genro do imperador, Galério, que pretendia ter o apoio do conde da Capadócia para deliberar um golpe contra Diocleciano, o que terminantemente, o santo militar recusou.
A banda inglesa Iron Maiden fala de São Jorge na música "Flash of the Blade", no álbum Powerslave.
A banda brasileira Angra utilizou a imagem do santo na capa do álbum Temple of Shadows.
Zeca Pagodinho gravou recentemente em seu álbum "Uma Prova de Amor" a música "Ogum" com uma letra com um forte apelo ao sincretismo, a oração de São Jorge é feita no trecho final da música pelo cantor e compositor Jorge Ben.
Moacyr Luz e Aldir Blanc fizeram em homenagem ao santo a música "Medalha de São Jorge", que foi gravada pela Cantora Maria Bethânia em 1992.
São Jorge é o Santo Padroeiro da Cavalaria do Exército Brasileiro.

Assembleias Regionais e Temáticas do OP 2012/2013


Datas: de 16 de abril a 22 de maio de 2012

Horário: 19 horas
* Sábados: 15 horas

Abril

16 de abril: segunda-feira – Temática de Educação, Esporte e Lazer
Assembleia Legislativa – Teatro Dante Barone

17 de abril: terça-feira – Temática de Circulação e Transporte e Mobilidade Urbana
Assembleia Legislativa – Teatro Dante Barone

18 de abril: quarta-feira – Temática de Habitação, Organização da Cidade e Desenvolvimento Urbano e Ambiental
Assembleia Legislativa – Teatro Dante Barone

19 de abril: quinta-feira – Região Cruzeiro
Escola Loureiro da Silva – Rua Capivari nº 1999

23 de abril: segunda-feira – Temática Cultura
Assembleia Legislativa – Teatro Dante Barone

24 de abril: terça-feira – Temática de Saúde e Assistência Social
Assembleia Legislativa – Teatro Dante Barone

25 de abril: quarta-feira – Temática de Desenvolvimento Econômico, Tributação, Turismo e Trabalho
Assembleia Legislativa – Teatro Dante Barone

26 de abril: quinta-feira – Região Centro
Assembleia Legislativa – Teatro Dante Barone

28 de abril: sábado – Região Nordeste
Escola Municipal Dep. Vitor Issler – Rua 19 de fevereiro n° 330


Maio

02 de maio : quarta-feira – Região Cristal
Escola Municipal Eliseu Paglioli – Rua Butui nº 221

03 de maio: quinta-feira – Região Centro Sul
Centro Regional Sul e Centro Sul (Antigo CECOPAM) - Rua Arroio Grande n° 50

05 de maio: sábado – Região Lomba do Pinheiro
CPCA - Estrada João de Oliveira Remião, Parada 10

07 de maio: segunda-feira – Região Norte
Ginásio da Escola Liberato Salzano Vieira da Cunha – Rua Xavier de Carvalho nº 274

08 de maio: terça-feira – Região Eixo-Baltazar
Centro Humanístico Vida – Av. Baltazar de Oliveira Garcia nº 2132

09 de maio: quarta-feira – Região Leste
CTG Raízes do Sul – Rua São Domingos, 89 – Prox. ao SESC

10 de maio: quinta-feira – Região Noroeste
Instituto Vicente Palloti– Rua Tupi, 212 - Passo D'Areia

14 de maio: segunda-feira – Região Ilhas
Colônia dos Pescadores Z-5 – Praça Salomão Pires Abraão S/N Ilha da Pintada

15 de maio: terça-feira – Região Partenon
Academia da Brigada militar – Av. Cel. Aparício Borges nº 2001

16 de maio: quarta-feira – Região Restinga
CECORES – Av. Nilo Wulff S/N

17 de maio: quinta-feira – Região Glória
Ginásio do Colégio Marista Assunção – Rua Dom Bosco nº 103

19 de maio: sábado – Região Humaitá – Navegantes
Escola Municipal Antônio Giudice – Rua Caio Brandão de Mello s/n

21 de maio: segunda-feira – Região Extremo Sul
Ginásio da Paróquia Nossa Senhora de Belém – Rua Heitor Vieira nº 494

22 de maio: terça-feira – Região Sul
CTG Descendência Farrapa – Av. Cavalhada, 6735

19 de abril de 2012

Dia do Indio

A beleza deste povo não esta na imagem que nossos olhos veem, que nossa mente traduz, mas sim na simplicidade da essência verdadeira, única, que este povo teve, tem e terá na vida deste país.
Quando aqui chegaram, aqueles que se diziam civilizados, encontraram este povo espalhado por todos os cantos desta terra, que nos planos de Pedro Álvares Cabral deveria ser a India. Mas ele errou e encontrou os Indios.
Estes sim descobriram esta terra, cuidaram dela por décadas, e ainda cuidam.
Se este pais chamado Brasil tivesse que dar posse e propriedade as suas terras, com toda certeza deste universo, seus donos seriam nomeados, "Os Indios".
A GRANDE família RCB saúda este povo por sua história.

17 de abril de 2012

A água está com gosto de terra?


Confira abaixo algumas perguntas e respostas com relação à água em Porto Alegre:

1) De onde vem o gosto de terra e o cheiro na água?
O gosto e o cheiro de terra é provocado quando as algas azuis, ao se proliferarem, liberam as substâncias do tipo MIB e Geosmina.

2) O que o Dmae faz para evitar?
Utiliza no processo de pré-tratamento os oxidantes do tipo dióxido de cloro e peróxido de hidrogênio e o adsorvente carvão ativado. Ambos ajudam a combater os efeitos na água tratada.

3) O Dmae pode acabar com as algas?
Não. As algas estão sempre presentes no manancial. O tratamento do esgotos, evitando que sejam lançados in natura no lago, pode contribuir para diminuir a proliferação que ocorre no verão com a combinação de fatores como falta de chuva e excesso de luminosidade.

4) Em função da presença do odor ou sabor de terra, a água faz mal para a saúde?
Não. Nos processos de floração que estão ocorrendo atualmente em Porto Alegre, não causa problemas à saúde. A água pode ser consumida normalmente, pois sua potabilidade está garantida pelas análises feitas pelo Dmae e cujos resultados são enviados aos órgãos de vigilância competentes.

Fonte: www.portoalegre.rs.gov.br

16 de abril de 2012

NESTA 3ª FEIRA ÀS 11:00 NA RCB, PROGRAMA ESPECIAL COM AS ACADÊMICAS DA FONOAUDIOLOGIA DA UFRGS, QUE ESTARÃO FALANDO E EXPLICANDO TUDO SOBRE A VOZ.

Não deixem de acompanhar este programa especial na RCB Rádio Comunitária Belém Velho, 3ª às 1100 aqui neste canal, te esperamos.

Dia Mundial da Voz: saiba como cuidar das cordas vocais

Assim como seu corpo, sua voz também envelhece: saiba como poupá-la!

Texto: Luciana Cáceres

Professores, cantores, operadores de telemarketing e outros profissionais que utilizam a voz, devem tomar cuidados especiais com esse instrumento tão importante do nosso corpo. O que fazer para minimizar os danos nas cordas vocais? No Dia Mundial da Voz, veja dicas da fonoaudióloga Ana Elisa Moreira Ferreira, que explica o que acontece com a voz em cada fase da vida e dá dicas de como se cuidar:

De 3 a 6 anos de idade

Tanto os meninos quanto as meninas têm uma voz com tom mais agudo e bastante semelhante.

A partir dos 13 anos

As garotas ficam com a voz aguda (voz fina), mas não tão aguda quanto na infância. Os garotos adquirem um tom mais grave (voz grossa). É o chamado período de muda vocal, uma transição entre a voz da fase infantil e a da adulta e de grande transformação da voz.

Entre os 25 e os 40 anos

O período de melhor desempenho vocal está nessa fase. “Mas pode haver exceções quando não se possui boa saúde física e psicológica, além de fatores genéticos, sociais e ambientais”, afirma a especialista.

Depois dos 45 anos

As mulheres, por conta da diminuição dos hormônios, vão modificando o tom da voz. Muitas vezes, ela vai ficando mais grave.

Cuidados com a voz

- Descanse e durma bem: a voz reflete o cansaço físico e a falta de ânimo.

- Beba muito líquido (principalmente água): hidratar as pregas vocais evita o ressecamento, fazendo-as vibrar livremente.

- Mantenha a voz sempre no seu tom natural, sem esforço ao falar.

- Tenha sempre uma boa postura corporal.

- Poupe a voz: durante crises alérgicas e estados gripais, principalmente.

- Procure auxílio médico e fonoaudiológico: caso observe tosses, pigarros e alterações na voz que perdurem mais de duas semanas ou sempre que precisar aprimorar sua voz.

- Coma maçã: essa fruta tem propriedades adstringentes, limpando o trato vocal até os pulmões, e favorece uma voz mais saudável.

Evite:

-Comer muito chocolate ou tomar leite antes de falar (esses alimentos deixam a saliva mais viscosa, o que pode levar à vontade de pigarrear)

- Pigarrear (o pigarro pode machucar as cordas vocais)

- Choques térmicos (alimentos e bebidas muito gelados e também os muito quentes)

- Roupas apertadas que atrapalham a respiração (uma alteração na respiração leva a uma mudança na produção da voz)

- Fumo, álcool e drogas ß gritar e falar com forte intensidade.

12 de abril de 2012

Cursos Gratuitos da Petrobras

Prominp: inscrições prorrogadas até domingo para cursos gratuitos em petróleo e gás. São mais de 11 mil vagas em 14 estados

Estão prorrogadas até as 23:59h do próximo domingo, dia 15 de abril, as inscrições do processo de seleção pública que o Prominp (Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural) realiza com o objetivo de qualificar mão-de-obra para atender as demandas futuras da indústria nacional de petróleo e gás. São 11.671 vagas, em 14 estados, para cursos gratuitos em categorias profissionais de níveis básico, médio, técnico e superior.

Os estados contemplados no quadro de vagas são: Amazonas (562), Bahia (920), Ceará (212), Espírito Santo (387), Maranhão (130), Minas Gerais (180), Mato Grosso do Sul (708), Pernambuco (384), Rio de Janeiro (4602), Rio Grande do Norte (485), Rio Grande do Sul (1192), Santa Catarina (524), Sergipe (364) e São Paulo (1021). Os candidatos interessados nos cursos do Prominp podem consultar a relação candidato-vaga em processos seletivos anteriores no site do Programa (http://www.prominp.com.br).

As vagas estão assim distribuídas: 7335 para cursos gratuitos de nível básico; 4336 para os de nível médio/técnico, e 630 para as categorias de nível superior. Em categorias específicas dos níveis médio, técnico e superior, há oferta de 63 vagas para portadores de necessidades especiais.

Informações gerais
A inscrição para o processo seletivo é feita, obrigatoriamente, no sitehttp://www.prominp.com.br. O candidato tem a opção de fazê-la diretamente, ou de utilizar o atendimento de um dos postos credenciados em sua respectiva região, que estão listados no edital. Para os cursos de nível básico, a inscrição custa R$ 25,00; nos níveis médio e técnico, R$ 42,00; e para as categorias de nível superior, o valor será de R$ 63,00.

Para concorrer a uma das vagas oferecidas, o candidato deve ter idade igual ou superior a 18 anos, além de preencher os pré-requisitos do curso desejado. Os candidatos aprovados que estiverem desempregados durante o curso receberão uma bolsa auxílio mensal no valor de R$ 300 (cursos de nível básico), R$ 600 (níveis médio e técnico) e R$ 900 (nível superior).

A participação nos cursos não garante emprego aos alunos. O objetivo é melhorar a qualificação dos profissionais que serão, eventualmente, aproveitados pelas empresas privadas fornecedoras de bens e serviços do setor de petróleo e gás natural.

Todas as informações sobre os cursos oferecidos nesta etapa de seleção podem ser obtidas no edital, que está disponível para consulta e download nos sites do Prominp (http://www.prominp.com.br) e da Cesgranrio (http://www.cesgranrio.org.br/inicial.html). Dúvidas sobre o edital de seleção podem ser tiradas pelo telefone 0800 701 2028 ou pela seção Fale Conosco, no site do Prominp

Gerência de Imprensa/Comunicação Institucional
Telefone: 55 (21) 3224-1306 e 3224-2312
Plantão: 55 (21) 9921-1048 e 9985-9623
Fax: 55 (21) 3224-3251
imprensa@petrobras.com.br

11 de abril de 2012


Calendário de Plenárias do OP

Abril
16 de abril: segunda-feira – Temática de Educação, Esporte e LazerAssembleia Legislativa – Teatro Dante Barone
17 de abril: terça-feira – Temática de Circulação e Transporte e Mobilidade UrbanaAssembleia Legislativa – Teatro Dante Barone
18 de abril: quarta-feira – Temática de Habitação, Organização da Cidade e Desenvolvimento Urbano e AmbientalAssembleia Legislativa – Teatro Dante Barone
19 de abril: quinta-feira – Região CruzeiroEscola Loureiro da Silva – Rua Capivari nº 1999
23 de abril: segunda-feira – Temática CulturaAssembleia Legislativa – Teatro Dante Barone
24 de abril: terça-feira – Temática de Saúde e Assistência SocialAssembleia Legislativa – Teatro Dante Barone
25 de abril: quarta-feira – Temática de Desenvolvimento Econômico, Tributação, Turismo e TrabalhoAssembleia Legislativa – Teatro Dante Barone
26 de abril: quinta-feira – Região CentroAssembleia Legislativa – Teatro Dante Barone
28 de abril: sábado – Região NordesteEscola Municipal Dep. Vitor Issler – Rua 19 de fevereiro n° 330

Maio
02 de maio : quarta-feira – Região CristalEscola Municipal Eliseu Paglioli – Rua Butui nº 221
03 de maio: quinta-feira – Região Centro SulCentro Regional Sul e Centro Sul (Antigo CECOPAM) - Rua Arroio Grande n° 50
05 de maio: sábado – Região Lomba do Pinheiro CPCA - Estrada João de Oliveira Remião, Parada 10
07 de maio: segunda-feira – Região NorteGinásio da Escola Liberato Salzano Vieira da Cunha – Rua Xavier de Carvalho nº 274
08 de maio: terça-feira – Região Eixo-BaltazarCentro Humanístico Vida – Av. Baltazar de Oliveira Garcia nº 2132
09 de maio: quarta-feira – Região LesteCTG Raízes do Sul – Rua São Domingos, 89 – Prox. ao SESC
10 de maio: quinta-feira – Região NoroesteInstituto Vicente Palloti– Rua Tupi, 212 - Passo D'Areia

14 de maio: segunda-feira – Região IlhasColônia dos Pescadores Z-5 – Praça Salomão Pires Abraão S/N Ilha da Pintada
15 de maio: terça-feira – Região PartenonAcademia da Brigada militar – Av. Cel. Aparício Borges nº 2001
16 de maio: quarta-feira – Região RestingaCECORES – Av. Nilo Wulff S/N
17 de maio: quinta-feira – Região GlóriaGinásio do Colégio Marista Assunção – Rua Dom Bosco nº 103
19 de maio: sábado – Região Humaitá – NavegantesEscola Municipal Antônio Giudice – Rua Caio Brandão de Mello s/n
21 de maio: segunda-feira – Região Extremo SulGinásio da Paróquia Nossa Senhora de Belém – Rua Heitor Vieira nº 494
22 de maio: terça-feira – Região SulCTG Descendência Farrapa – Av. Cavalhada, 6735


Horário: 19 horas
* Sábados: 15 horas

Heloisa Viñolo Fone: 92134790 Presidente da ASCOBEV - Associação Comunitária Belém Velho

10 de abril de 2012

Neste dia 17 de Abril, a partir das 11:00, na RCB, um programa especial com as acadêmicas da fonoaudiologia da UFRGS. Um bate-papo gostoso, alegre e com muitas informações, dicas, tudo sobre a nossa voz.
Te convidamos para acompanhar este "Programa Especial".
Tu pode participar fazendo a tua pergunta pela Sala de Bate-papo do blog.
Participa. Dia 17 de Abril das 11:00 às 12:00 na RCB.

6 de abril de 2012

Concurso da Petrobras


Últimos dias para inscrição em concurso da Petrobras
Maior oferta de vagas é para cargos de nível médio. Inscrições até 11 de abril

Terminam na próxima quarta-feira (11/4) as inscrições para o processo seletivo público da Petrobras. Do total de 1.521 vagas oferecidas, a maioria é para oportunidades em cargos de nível médio, totalizando 874 vagas (31 cargos em 24 localidades diferentes), enquanto as 647 restantes são destinadas a cargos de nível superior (29 cargos, com possibilidade de trabalho em qualquer unidade da Federação).

Para cargos de nível médio, a remuneração mínima inicial varia de R$ 1.994,30 a R$ 2.896,02. Entre os cargos com maior número de vagas disponíveis estão Técnico(a) de Operação Júnior e Técnico(a) de Administração e Controle Júnior.

Para os cargos de nível superior, há possibilidade de trabalho em qualquer unidade da Federação. Nesse caso, a remuneração mínima inicial varia de R$ 6.388,31 a R$ 6.883,05. Dentre os cargos com maior número de vagas disponíveis estão Engenheiro(a) de Equipamentos Júnior - Mecânica e Administrador(a) Júnior.

As inscrições vão até 11 de abril pelo site da Fundação Cesgranrio (www.cesgranrio.org.br) ou nos postos credenciados. O edital pode ser consultado no site da Petrobras (www.petrobras.com.br) ou no site da Cesgranrio.

A taxa de inscrição é de R$ 35,00 para os cargos de nível médio e de R$ 50,00 para os de nível superior. As provas são objetivas e estão previstas para serem realizadas em 6 de maio de 2012. Para o cargo de Advogado(a) Júnior, haverá ainda prova discursiva. Para os cargos de Inspetor(a) de Segurança Interna Júnior e Técnico(a) de Perfuração e Poços Júnior também serão realizados exames de capacitação física. O concurso tem validade de seis meses, podendo ser prorrogado por igual período.

Clique aqui e confira as oportunidades em vários cargos de nível médio, por polo de trabalho:


Gerência de Imprensa/Comunicação Institucional
Telefone: 55 (21) 3224-1306 e 3224-2312
Plantão: 55 (21) 9921-1048 e 9985-9623
Fax: 55 (21) 3224-3251
imprensa@petrobras.com.br

Prominp oferece Cursos Gratuitos

Site do Prominp orienta escolha de curso em petróleo e gás

Relação de candidatos por vaga e provas dos três últimos processos seletivos estão disponíveis na página do programa

A poucos dias do encerramento das inscrições para o processo seletivo que será realizado em 13 de maio, o Prominp está disponibilizando em seu site (www.prominp.com.br) duas ferramentas importantes para os interessados nos cursos gratuitos de qualificação para o setor de petróleo e gás.

Para aqueles que vão se inscrever e ainda não escolheram a categoria profissional, o Prominp oferece consulta à relação candidato-vaga dos últimos processos seletivos. O link permite que o interessado selecione o estado onde reside para fazer a pesquisa desejada.

Os candidatos inscritos podem começar a estudar desde já. Também no site do Prominp é possível baixar as provas de todas as categorias profissionais oferecidas nos três últimos processos seletivos.

As provas do Prominp para os cursos que exigem níveis básico, médio e técnico de escolaridade são constituídas de 50 questões objetivas (múltipla escolha) de Língua Portuguesa, Matemática e Raciocínio Lógico. Os cursos com pré-requisito de nível superior têm, também, conteúdo de conhecimentos específicos.

As inscrições para o 6º ciclo de seleção pública do Prominp podem ser feitas até o dia 12 de abril. Após preencher a ficha de inscrição disponível no site do Prominp, o candidato deve pagar uma taxa. Os valores são: R$ 25 para cursos de nível básico; R$ 42 para níveis médio e técnico; e R$ 63 para nível superior.

A atual seleção pública do Prominp oferece 11.671 vagas em cursos gratuitos voltados para o setor de petróleo e gás. As vagas estão distribuídas por 14 estados: Amazonas (562), Bahia (920), Ceará (212), Espírito Santo (387), Maranhão (130), Minas Gerais (180), Mato Grosso do Sul (708), Pernambuco (384), Rio de Janeiro (4.602), Rio Grande do Norte (485), Rio Grande do Sul (1.192), Santa Catarina (524), Sergipe (364) e São Paulo (1.021).

Para concorrer a uma das vagas oferecidas, o candidato deve ter idade igual ou superior a 18 anos, além de preencher os pré-requisitos do curso desejado. Os candidatos aprovados que estiverem desempregados durante o curso receberão uma bolsa-auxílio mensal no valor de R$ 300,00 (cursos de nível básico), R$ 600,00 (níveis médio e técnico) e R$ 900,00 (nível superior).
A participação nos cursos não garante emprego aos alunos.

Todas as informações sobre os cursos oferecidos nesta etapa de seleção podem ser obtidas no edital, que está disponível para consulta e download nos sites do Prominp (http://www.prominp.com.br) e da Cesgranrio (http://www.cesgranrio.org.br).

Gerência de Imprensa/Comunicação Institucional
Telefone: 55 (21) 3224-1306 begin_of_the_skype_highlighting 55 (21) 3224-1306 end_of_the_skype_highlighting e 3224-2312
Plantão: 55 (21) 9921-1048 begin_of_the_skype_highlighting 55 (21) 9921-1048 end_of_the_skype_highlighting e 9985-9623
Fax: 55 (21) 3224-3251
imprensa@petrobras.com.br

Mapa de onde fica